top of page

Treinamentos de NR por whatsapp. É possível?


Capacitar os colaboradores através de ferramentas que eles já conhecem traz diversos benefícios para as empresas.


Além de contarem com ambientes que os alunos já estão acostumados e sabem usar, ainda existe o corte de gastos.


Afinal de contas, não será necessário investir em uma plataforma dedicada aos treinamentos, uma vez que aplicativos como o WhatsApp estão disponíveis de forma gratuita.


O mobile learning, modalidade de ensino que usa smartphones para capacitar, cresce cada vez mais por esse mesmo motivo: a familiaridade da pessoa usuária com seus recursos e formato.


O que faz com que essa ferramenta seja tão popular entre os responsáveis pelas capacitações.


E não é apenas o WhatsApp que tem se transformado em uma ferramenta para capacitação. Existem empresas que apostam em perfis privados no Instagram, por exemplo, para entregar pequenas doses diárias de aprendizagem aos seus funcionários. Tudo para potencializar a absorção do conhecimento.


Porém, embora tudo pareça muito positivo e interessante, é importante lembrar que os treinamentos de NR possuem demandas específicas que não podem ser ignoradas. Assim, é possível sim desenvolver capacitações engajadoras e eficazes, para aparelhos mobile, sem necessariamente infringir a lei.


Como desenvolver treinamentos de NR no WhatsApp?

A realidade é que o WhatsApp (e mesmo o Instagram) não é uma ferramenta viável para treinamentos de NR EaD ou semipresenciais. Assim como a onda de cursos por lives, as capacitações através do aplicativo de mensagens não estão de acordo com a legislação.


Um dos pontos mais importantes na hora de oferecer treinamentos EaD ou semipresenciais aos seus clientes, é garantir a conformidade com a NR 1. Isso porque estar em desacordo com a legislação coloca todos em risco, tanto em relação a segurança física como jurídica.


Ignorar as exigências da NR 1 a respeito das capacitações obrigatórias coloca a organização em risco de receber multas e passivos trabalhistas, além de ter máquinas, setores e mesmo toda a empresa interditada em caso de fiscalização.


Sendo assim, não recomendamos os treinamentos de NR através do WhatsApp. Embora pareça uma ferramenta simples e que só ajudaria, o aplicativo pode acabar fazendo mais mal do que bem aos seus clientes. Além de fazer com que a sua empresa pareça pouco profissional e em completo desconhecimento da lei.


No entanto, vale lembrar que ainda é possível desenvolver treinamentos mobile para as capacitações normativos. Isso porque muitas LMS são mobile friendly. Além disso, a ideia desse modelo de aprendizagem é tornar os cursos mais dinâmicos, o que não só é permitido pelas NRs como encorajado. Afinal de contas, a interatividade otimiza a absorção do conhecimento.


Exigências da Norma Regulamentadora 1 para treinamentos de NR

Uma das exigências da Norma Regulamentadora 1 para os treinamentos normativos é que eles precisam acontecer dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso porque ele precisa ser executado em um local que permita o registro, por até 02 (dois) anos, de:

  • Log de acessos dos alunos;

  • Realização dos treinamentos;

  • Resultados das avaliações.

Assim, já é possível compreender porque oferecer treinamentos de NR por WhatsApp não é viável, uma vez que o aplicativo não consegue fazer o armazenamento correto desses dados, conforme a exigência.


Além disso, a plataforma também precisa oferecer interação entre o aluno e o objeto de aprendizagem, um campo para tirar dúvidas com o tutor especialista, conceito de satisfatório e insatisfatório para as avaliações, ter o projeto pedagógico revisado a cada dois anos e muito mais.

fonte: sistemaescudo

bottom of page